Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro)

creme confeiteiro 1
Ingredientes
250 ml de leite integral (dividido em 2 partes de 125 ml cada)
4 colheres de sopa de açúcar refinado (divididas em 2 partes)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Preparo
Em uma tigela coloque 125 ml de leite, 2 colheres de sopa de açúcar, as gemas e o amido de milho. Misture bem com o auxílio de um fouet (batedor de arames) até não sobrarem pelotinhas do amido. Reserve.
Coloque em uma panela de fundo grosso o restante do leite com o restante do açúcar e a manteiga. Leve ao fogo até ferver. Despeje UM POUCO desse leite fervido na mistura à frio da tigela para fazer a temperagem ao mesmo tempo que com a outra mão você mexe sem parar com o fouet (isso vai garantir que não irá empelotar).
Junte essa mistura da tigela na panela de leite fervido e em fogo brando continue mexendo com o fouet até engrossar e ficar no ponto como se fosse um mingau. A partir desse momento, abaixe ainda mais o fogo e sempre sem parar de mexer deixe cozinhando por mais 3 minutos para que o amido de milho cozinhe, evitando deixar o creme somente com seu sabor. Apague o fogo e acrescente a baunilha, mexendo bem.
Coloque esse creme em uma tigela e cubra com um pedaço de filme plástico de modo que esse encoste no creme para não criar uma película enquanto esfria. Se você deixar uma camada de ar entre o creme quente e o filme plástico vai criar um ambiente para a proliferação de bactérias que vão azedá-lo. Leve à geladeira.
Obs.: esse método de preparo evita que o creme empelote, mas se por acaso isso vier a acontecer, retire imediatamente a panela do fogo e continue mexendo vigorosamente com o fouet. Assim que desempelotar pode voltar ao fogo.
Ocorre do amido empelotar quando esse é cozido em fogo muito alto. O chef nos lembrou que em confeitaria a temperatura do fogo é sempre de média para baixa. Mas SE por alguma improbabilidade empelotar, coloque tudo em uma batedeira ou processador e bata até ficar um creme liso
Anúncios
Published in: on 9 de dezembro de 2014 at 17:47  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://priscilamedeiros.wordpress.com/2014/12/09/creme-patissiere-creme-de-confeiteiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: