PÃOZINHO RECHEADO OU ENROLADINHO DE SALSICHA

10857787_873949919316996_5877806095115292897_nINGREDIENTES:
Para a levedura:

  • 10g de fermento biológico seco (1 envelope)
  • 1 c/sopa de açúcar
  • 1 xíc/chá de água morna

DICA: Você pode trocar o fermento biológico seco (em pó) pelo fermento biológico fresco (em tablete de 15g). É o mesmo fermento só que com apresentação diferente. Neste caso 10g de fermento biológico seco corresponde a 3 tabletes de fermento biológico fresco.

Para a massa:

  • Levedura pronta
  • 1 xíc/chá de leite
  • 2 ovos médios
  • 3 c/sopa de óleo
  • 2 c/sopa de manteiga
  • 2 c/sopa de queijo parmesão ralado (se for usar recheio doce, não coloque o queijo na massa)
  • 1 c/chá cheia de sal
  • 1 Kg de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar os pãezinhos
MODO DE PREPARO DA MASSA:
– Prepare a levedura:
Com fermento biológico seco: Em uma pequena vasilha misture o fermento, o açúcar e a água morna (temperatura suportável e agradável ao toque). Deixe descansar até que forme a levedura por 5 a 10 minutos. Fica com um aspecto espumoso. Reserve.
Com o fermento biológico fresco: Em uma vasilha coloque o fermento e o açúcar. Mexa e quando o fermento começar a ficar líquido, junte a água morna. Deixe descansar até que forme a levedura por 5 a 10 minutos. Fica com um aspecto espumoso. Reserve.
ATENÇÃO: A água não pode ser quente ou fervendo, senão você vai “matar” os fungos presentes no fermento biológico. Verifique a temperatura que deve ser agradável ao toque
DICA: Algumas pessoas, quando usam o fermento biológico seco, não fazem a levedura. Usam o fermento direto na massa. Mas, eu sou do tipo tradicional. Além disto, a massa cresce mais rápido se tiver sido feito a levedura anteriormente. Caso você faça a opção por não fazer a levedura com o fermento biológico seco, coloque todos os ingredientes na massa da receita (fermento, açúcar e água morna). Já o fermento biológico fresco deve-se fazer a levedura sempre que for usado.
– Em uma vasilha (eu tenho uma bacia apenas para massas) coloque o leite, os ovos inteiros, o óleo, a margarina e por último a levedura. Mexa com uma colher.
– Junte metade da farinha de trigo (500g). Mexa com uma colher.

– Acrescente o sal e o queijo parmesão ralado e vá colocando o restante da farinha aos poucos.
DICA: o sal não deve ser colocado na mesma hora que a levedura, pois ele inibe o desenvolvimento da fermentação. Por isso o sal é colocado apenas depois de introduzir parte da farinha de trigo. Para evitar o contato direto com a levedura.
– A medida que a massa começa a ficar “pesada” e difícil de ser misturada com a colher, passe a usar as mãos.
– Quando a massa ficar levemente pegajosa passe-a para o balcão polvilhado com farinha. Sove a massa até ficar elástica e macia.

– Passe a massa para a vasilha ou bacia e cubra o recipiente com uma toalha (limpa e seca) ou filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume (20 a 30 minutos se o dia estiver quente. Em dias mais frios o tempo será maior).
DICA: A massa de pão não gosta de correntes de ar e nem de frio. Deixe-a descansando em lugar protegido e aquecido. Se sua cozinha é muito ventilada mesmo fechando a janela, coloque a vasilha dentro do forno ou do microondas, ambos desligados.

– Prepare os recheios a gosto. Minha sugestão é salsicha e queijo com presunto.

RECHEIO DE SALSICHA:

  • 1 pacote de salsicha de qualidade cortada do tamanho desejado.

DICA: Eu cortei cada salsicha em 3 partes. Isto irá depender do tamanho do enroladinho que você quer. Usei do tipo longuette (25% maior que as salsichas tradicionais). Você pode usar a que melhor lhe agradar, do tipo aperitivo, normal ou longuette. Se você usar a do tipo aperitivo nem precisa cortar. Se achar que ainda ficou grande, corte ao meio no sentido do comprimento.

RECHEIO DE QUEIJO MUZARELA E PRESUNTO:

  • 150g de muzarela em barra ou fatia
  • 150g de presunto em barra ou fatia
  • 1 c/sopa de queijo parmesão ralado

– Rale o queijo muzarela com um ralo grosso (se em barra) ou pique-o em pedaços pequenos (se em fatia).
– Rale o presunto com um ralo grosso (se em barra) ou pique-o em pedaços pequenos (se em fatia).
– Coloque em um recipiente e junte o queijo parmesão ralado.
– Misture tudo. Reserve.

PREPARE OS PÃES:
ENROLADINHO DE SALSICHA:
– Corte uma porção da massa e abra-a com um rolo de cozinha sobre um balcão enfarinhado. Fica muito mais fácil se você abrir a massa por partes. Caso tenha espaço e “braços” nada impede que você abra toda a massa de uma única vez. Fica a seu critério.

– Para os enroladinhos corte tiras na massa. O comprimento da tira deve ser o suficiente para enrolar o pedaço de salsicha.

– Enrole as salsichas com as tiras.

DICA: Você pode cobrir ou deixar as pontas das salsichas aparentes. Eu acho mais charmoso o enroladinho com a ponta à vista.
– Coloque os enroladinhos de salsicha em um tabuleiro (assadeira) polvilhada com farinha de trigo.

– Pincele os enroladinhos com gema de ovo e polvilhe queijo ralado.
– Deixe os enroladinhos crescer um pouco antes de assar.

– Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até dourarem, aproximadamente 30 minutos.

– Deixe os enroladinhos esfriarem sobre uma grade fora do forno.

enroladinho de salsicha

PÃEZINHOS DE QUEIJO E PRESUNTO:
– Abra a outra parte da massa sobre o balcão enfarinhado com um rolo.
– Corte rodelas de massa usando um cortador redondo ou uma xícara.
DICA: O tamanho do pãozinho pode ser definido pelo tamanho das rodelas. Caso queira pãezinhos menores, use uma xícara de cafezinho ou um cortador pequeno. A xícara que usei foi de chá.

– Coloque um punhado do recheio na palma da mão e amasse formando uma bolinha.

– Coloque a bolinha do recheio no centro da massa.

– Junte as bordas da massa e forme uma trouxinha. Aperte bem para fechar. Deixe o mais próximo possível de uma bolinha. O queijo muzarela derrete e se o pão não estiver bem fechado irá vazar ao assar.

– Coloque a trouxinha na assadeira (ou tabuleiro) polvilhada com farinha de trigo. É importante que a parte da união das bordas fique para baixo. Assim o pãozinho ficará com um aspecto mais bonito.

– Cubra o tabuleiro com um pano de prato limpo e deixe descansar até aumentar o tamanho (20 a 30 minutos em lugar quente). Pincele com ovo e polvilhe com queijo parmesão ralado.

– Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos. O tempo pode variar de acordo com o forno. Quando faltar 5 minutos para completar o tempo dê uma olhada pelo visor do forno. Se os pãezinhos estivem dourados, retire-os do forno.

PÃOZINHO RECHEADO

– Deixe os pãezinhos esfriarem na própria assadeira ou sobre uma grade.

RENDIMENTO: 60 enroladinhos de salsicha ou 50 pãezinhos de queijo e presunto. Tamanho médio. Eu fiz metade da massa de enroladinhos de salsicha (30 unidades) e com a outra metade eu fiz os pãezinhos (25 unidades). Minha filha levou uma parte para uma festinha de uma colega do colégio e ainda ficamos com uma parte bem generosa.

PÃO RECHEADO
Vejam como o pãozinho com queijo e presunto fica por dentro. O queijo muzarela derrete e forma um espaço oco coberto com o queijo. Quentinho com um cafezinho é uma delícia!!!
Anúncios
Published in: on 28 de janeiro de 2015 at 13:50  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://priscilamedeiros.wordpress.com/2015/01/28/paozinho-recheado-ou-enroladinho-de-salsicha/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: