Gratinado de legumes e bechamel

Ingredientes:

  • Legumes fatiados cozidos no vapor (cenoura, batata, brócolis, pimentão vermelho, mandioquinha salsa)
  • Uma receita de molho bechamel (receita aqui )
  • 200 gramas de queijo parmesão ralado (preferencialmente ralado na hora)

Modo de preparo:

Passo 1:  Faça uma receita de molho bechamel . Depois de pronto o molho bechamel, e já um pouco morno, adicione metade do queijo parmesão ralado. Para evitar que forme aquela casquinha por cima do molho branco é só colocar um filme plástico diretamente encostado na superfície do molho, e só retire-o na hora de usar o molho.
Ingredientes do molho :
♦ 50 g de manteiga sem sal
♦ 50 g de farinha de trigo
♦ 1 litro de leite fervido (o leite deve ser servido com metade de uma cebola média cravada com uma folha de louro e quatro galhinhos de cravo da índia)
♦ Sal a gosto (eu usei aproximadamente 1 colher de sobremesa)
♦ 1 caixinha de creme de leite
♦ Noz moscada a gosto (cuidado para não exagerar)
1 – Coloque o leite para ferver em uma panela ou leiteira grande. Adicione uma espécie de bouquet preparado com metade de uma cebola. Nessa metade coloque uma folha de louro e crave com 4 galhos de cravo da índia. Fique de olho, e quando o leite ferver, desligue o fogo, deixe uns 5 minutos e despreze a cebola, o louro e os cravos no lixo.
2 – Numa outra panela, aqueça a manteiga sem sal, e adicione a farinha de trigo de uma vez. Mexa com uma colher rapidamente. O resultado será uma farinha totalmente empelotada.
3 – Comece a adicionar o leite fervido anteriormente, utilizando uma concha de feijão. Sempre que adicionar o leite, mexa bem com a ajuda de um fuê (misturador de claras).
4 – À medida que você vai mexendo o leite com a farinha, a farinha integra todo o leite e a massa volta a empelotar. Novamente adicione mais leite com a concha. Cuidado com a temperatura do fogo. É melhor trabalhar com um fogo médio.
5 – Vá adicionando mais leite, mexa bem com o fuê e você verá que o molho branco vai tomando forma, e já está ficando bem cremoso. Por enquanto está parecido ainda com aquela cola de farinha que fazíamos para confeccionar pipas.
6 – Quando estiver nesse estágio, pode-se virar o restante do leite sobre o molho. Agite bem com o fuê e verifique a consistência. Caso goste do molho menos espesso, adicione mais leite. Nesse ponto do preparo do molho o leite que se quer adicionar a mais pode ser frio.
7 – Adicione o sal a gosto.
8 – Adicione o creme de leite. Um bom molho branco deve ter creme de leite em sua formulação. É o creme de leite que dá o toque aveludado do molho na boca. Se quiser, nesse estágio, pode-se adicionar queijo parmesão ralado, porém, muito cuidado com o sal para não salgar demais.
9 – Por último adicione uma pitada de noz moscada ralada. Está pronta a primeira parte da receita. Você verá que o molho está delicioso, com um sabor inigualável.

Passo 2: Num refratário coloque os legumes já cozidos.

Passo 3: Coloque o molho branco já misturado com o queijo ralado por cima.

Passo 4: Adicione o restante do queijo ralado por cima do molho.

Passo 5: Leve ao forno alto para gratinar. Se o forno tiver grill, deixe por uns 20 minutos no forno e depois ligue o grill até que a superfície fique dourada.

Published in: on 31 de março de 2015 at 19:45  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://priscilamedeiros.wordpress.com/2015/03/31/gratinado-de-legumes-e-bechamel/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: