Nhoque de beterraba com molho cremoso

(para 4 pessoas)
Ingredientes
>nhoque
4 batatas grandes (de preferência o tipo Asterix)
2 beterrabas médias
1 ovo médio
1 xícara (chá) de farinha de trigo – aproximadamente
1/3 xícara (chá) de amido de milho
15 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
>molho
1/2 cebola pequena ralada
15 g de manteiga sem sal
400 g de creme de leite (pode ser o fresco ou o de caixinha)
200 ml de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de noz moscada (de preferência ralada na hora)
sal a gosto
>guarnição
nirá (alho japonês)
azeite
sal
Modo de Preparo
>nhoque
Descasque as batatas, corte-as em cubos e embrulhe um papel alumínio (faça trouxinhas não muito grandes, se for o caso, faça duas ou três). Faça o mesmo com as beterrabas.
Coloque essas trouxinhas em assadeiras e leve-as para assar em forno preaquecido a 220 graus até que amoleçam (faça o teste com um garfo, se conseguir espetar sem dificuldade, então estão prontas).
Coloque essas batatas e beterrabas em um processador de alimentos, junto com a manteiga e o ovo. Bata até obter uma pasta. Se não tiver, use um amassador manual, coloque em uma tigela e acrescente a manteiga e o ovo.
Junte à essa mistura o amido de milho, o queijo parmesão ralado e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até dar liga. Caso seja necessário, acrescente um pouquinho mais. Enfarinhe uma bancada, faça rolinhos com parte da massa e usando uma faca, corte os nhoques. Vá colocando-os em uma assadeira enfarinhada, guardando um espacinho entre eles.
DICA: para não perder o ponto e colocar farinha demais, ferva água em uma panelinha enquanto prepara a massa. Coloque uma bolinha da massa e aguarde ela cozinhar. Veja se ela está macia, porém firme. Aí é o ponto ideal.
A massa quando está crua tende a ficar mais mole, não se assuste. Ao cozinhar ela vai endurecer um pouco, por isso esse procedimento ajuda a não errar.
Para cozinhar: Ferva água em boa quantidade, com um pouquinho de sal, em uma panela grande. Coloque cuidadosamente algumas unidades do nhoque. Eles vão para o fundo e quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e deixe escorrendo em uma peneira. Quando esses da peneira estiverem prontos, coloque-os em uma assadeira e regue com um fiozinho de azeite para não grudarem. Repita o processo até cozinhar tudo. Mantenha-os em lugar aquecido.
NOTA: os nhoques nesse ponto podem ser congelados em embalagens apropriadas.
>molho
Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola na manteiga. Adicione o creme de leite, o leite, o requeijão, o parmesão ralado e a noz moscada. Corrija o sal. Mexa e deixe cozinhar em fogo brando até obter cremosidade (se necessário utilize mais leite).
> guarnição
Corte os talos do nirá e refogue-os em azeite e sal a gosto. Se não encontrar, decore com ciboulette ou outro.
Para servir: coloque o molho no fundo do prato, disponha o nhoque e decore com o nirá. Se quiser, pode colocar o nhoque em uma fôrma única, despejar o molho, salpicar queijo ralado e levar ao forno por alguns minutos.
Published in: on 21 de janeiro de 2016 at 14:11  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://priscilamedeiros.wordpress.com/2016/01/21/nhoque-de-beterraba-com-molho-cremoso/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: