Portugal- Vinho- Castas

Portugal, como os restantes países da bacia do Mediterrâneo, é muito rico em variedades de uva, ou seja, aquilo a que normalmente chamamos “a casta”. É essa casta que confere ao vinho uma das suas características mais marcantes. Acontece que em Portugal a mesma casta tem por vezes nomes diferentes conforme a região onde é plantada. Essa duplicação de nomes acaba por confundir o consumidor e é por isso que entendemos que se torna necessário clarificar um pouco este assunto. De há muito que se faz sentir no País a necessidade de uma nova actualização da sinonímia das castas. É um trabalho de paciência e moroso que se torna urgente concluir.

Aproveitando as informações fornecidas pelo Instituto da Vinha e do Vinho organizámos esta listagem de castas. Optámos por seleccionar apenas as que surgem mais habitualmente nos vinhos portugueses. As que não constam desta lista não têm outros nomes conhecidos; como exemplo, cite-se: Alvarinho, Encruzado (uvas brancas) e Tinta Barroca ou Ramisco (uvas tintas).

Fique-se porém com a certeza de que os nomes das castas em Portugal são um mundo por descobrir, onde se podem encontrar castas de uva com nomes tão bizarros como: Zé do Telheiro, Tinta Martins, Tinta Engomada, Português Azul, Padeiro de Basto, Mulata, Folha de Abóbora, Farinheira, Deliciosa, Coração de Galo, Carrega Burros, Benfica, Agronómica, Rio Grande, Estreito Macio, Dona Joaquina, Dedo de Dama, Dona Branca, Caramela, Caracol ou Catão de Moça…

Publicado on 22 de agosto de 2010 at 13:47  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://priscilamedeiros.wordpress.com/portugal-vinho-castas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: